Manutenção Industrial

Manutençâo é isto...
Quando tudo vai bem, ninguém lembra que existe;
Quando algo vai mal, dizem que não existe;
quando é para gastar, acha-se
que não é preciso que exista;
Porém quando realmente
não existe,
TODOS CONCORDAM QUE DEVIRIAM EXISTIR.

ARNOLD SUTTER

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rolamentos

Preparação para a montagem
Os rolamentos devem ser instalados em um ambiente limpo e seco. Especialmente quando se trata de rolamentos pequenos e miniatura, deve se providenciar um local de trabalho limpo, pois a poeira afeta muito a eficiência dos rolamentos.
Antes da montagem, deve se limpar todas as ferramentas de ajuste, eixos, alojamentos e partes relacionadas e, se necessário remover todas as lascas cortantes ou protuberâncias. Deve se inspecionar as superfícies dos eixos e alojamentos para avaliara rugosidade, verificar a precisão dimensional e de desenho, assegurando que estejam dentro dos limites de tolerância permissíveis.
Os rolamentos devem ser desempacotados somente no momento de serem montados. Normalmente, os rolamentos lubrificados com graxa podem ser montados como estão, sem a remoção da proteção contra a oxidação. Entretanto, os rolamentos que devem ser lubrificados com óleo, ou em casos onde a mistura da graxa com a camada protetora contra oxidação possam causar perdas de eficiência da lubrificação, a proteção contra a corrosão deve ser removida, lavando o rolamento com benzeno ou um solvente de petróleo e secando o rolamento antes da montagem. Caso a embalagem do rolamento se apresente danificada ou existe a possibilidade de que o rolamento tenha sido contaminado, deverá ser feita a lavagem do rolamento e secá lo antes da montagem.
Desmontagem
Com freqüência, os rolamentos são removidos como parte dos procedimentos de inspeção periódicos ou durante a substituição de outras peças. Entretanto, quase sempre se reinstalam o eixo e o alojamento e, em muitos casos, os mesmos rolamentos são utilizados novamente. Estes rolamentos, eixos, alojamentos e outras peças relacionadas, devem ser desenhadas de forma a prevenir danos durante os procedimentos de desmontagem, e mais ainda, deve se utilizar ferramentas adequadas para a desmontagem. Quando se removem os anéis internos ou externos, que foram montados com ajustes por interferência, a força de desmontagem deve ser aplicada somente sobre estes anéis e não sobre outras partes do rolamento, pois isto causaria danos internos nas pistas ou nos corpos rolantes.

Nenhum comentário: